Camisa Canarinho: o desafio de convencer os outros 50%

O desafio da CBF e dos principais patrocinadores da Seleção Brasileira

A camisa canarinho é um dos maiores símbolos que deixam o país estar dividido após as eleições de segundo turno que ocorreram há poucos dias. Ganhou Luis Inácio Lula da Silva com uma vantagem de apenas 0,90% em relação a Jair Messias Bolsonaro, candidato em que seus apoiadores utilizavam a camisa da seleção brasileira de forma politizada.

A questão é que faltam menos de duas semanas para começar a Copa do Mundo. A outra metade do país vai vestir este símbolo nacional? É o grande desafio da CBF, Nike e os principais patrocinadores oficiais: Vivo, Itaú e Guaraná Antarctica.

Tanto para quem perdeu e quanto para quem escolheu o candidato vitorioso, parece ter aliviado o assunto de política e de eleições, apesar de não ter acabado. Começam a surgir as escolhas dos ministérios de Lula e ainda restam alguns apoiadores de Bolsonaro na frente de alguns quartéis pedindo uma intervenção federal.

A CBF, ciente do problema, já havia preparado um vídeo muito bem produzido que começou a circular neste domingo (06/11) como a primeira tacada em forma de reunificar o país com o mote “Ela me faz tão bem”, musica de Lulu Santos adaptada para esta campanha, vídeo bastante envolvente que ajuda ao brasileiro relembrar o orgulho de vestir a camisa canarinho e poder se vangloriar em ser o país mais temido do mundo na Copa do Mundo.

 

 

Interessante como a campanha foi construída com muito cuidado, claro que aparece muito a nova canarinho lançada para esta copa, mas é possível ver em alguns personagens o orgulho de usar as dos anos anteriores. Uma das frases mais marcantes é “Só pode o hexa quem tem penta”, reenfatizando que somos os melhores. Outro detalhe interessante é que a campanha focou muito mais nos torcedores do que nos jogadores, visto que seria delicado mostrar nosso astro principal que foi um dos maiores apoiadores do candidato derrotado.

Quanto aos patrocinadores, ontem o Itaú lançou uma campanha de 1 min no Jornal Nacional só para mostrar a torcida brasileira dizendo um a um os escalados que haviam sido divulgados poucas horas antes daquele mesmo dia. De novo, a torcida falando com o Brasil todo.

https://www.instagram.com/reel/CkraxBbpqb1/?utm_source=ig_web_copy_link

 

A Vivo trouxe outra polêmica no ar, a falta de treinadores pretos no cenário brasileiro. Lançaram um projeto em parceria com a CBF para convocar nomes a serem treinados para representar o Brasil no futuro.

https://www.instagram.com/p/CktUAsaJ3HE/

 

O Guaraná já escolheu entrar no modo zueira, de memes e promoções em colaboração com o mascote “Canarinho Pistola”:
https://www.instagram.com/p/CkqmZXGDiTi/

Será que as maiores agências do país irão conseguir reverter o resultado deste placar polarizado no Brasil? Se depender da CBF, creio que sim, a campanha está bem feita porém pouco veiculada. Quanto aos patrocinadores principais, não vejo grandes preocupações com o tema eleitoral.

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