O Instagram, como a rede social favorita entre os brasileiros, sempre fez de tudo para deixar o usuário o maior tempo possível dentro da rede, complicando as possibilidades de links externos. Até então usuários comuns tinham direito a apenas um link dentro da “Bio”, local onde o usuário se apresentava em poucas palavras.
Ainda no comecinho, logo quando Snapchat ainda era uma ameaça para a rede e com o boom de influenciadores se profissionalizando, o Instagram roubou a ideia de vídeos verticais que somem em 24hrs e inventou o “arrasta para cima” que, para quem tinha mais de 10 mil seguires, estava liberado para fazer o usuário sair da rede e acessar qualquer e-commerce ou hotsite.
Há menos de um ano essa regra caiu, assim como o “arrasta para cima” ficou obsoleto e todos já podem colocar links externos para seus seguidores aproveitarem propagandas de seus amigos, além dos influenciadores. O que passa a democratizar os criadores de conteúdo muito nichados ou que ainda estão no começo. Mas convenhamos, o “arrasta para cima” podia ficar.
O que permaneceu até então foi a possibilidade da Bio ficar com apenas um link: o que ficava com cara de gambiarra até porque logo inventaram uma página na web que organiza os links de maneira muito prática, o Linktree.
Segundo o blog Social Media Today, Já faz um tempo que o Instagram está testando essa nova funcionalidade, e como podemos ver em alguns spoileirs divulgados por desenvolvedores, a forma de organizar os links é bem parecida como o Linktree funcionava, até porque, como já disse, o Instagram ama um Ctrl C; Ctrl V. Já está funcionando dentro de alguns perfis de criadores de conteúdo, o link ainda é feio por ser muito extenso, mas claramente é um link para testes.
Quer entender como podemos evoluir a comunicação do seu negócio?
Entre em contato com a Buzz House.
Nossa equipe irá fazer uma avaliação e um plano de comunicação e marketing ideal para o momento da sua empresa com objetivos e metas a serem alcançadas.