Google Topics está chegando, saiba como deve funcionar

A forma como o Google segmenta anúncios está com os dias contados, já começaram os primeiros testes de Google Topics, e isso vai mexer bastante com a vida de quem trabalha com marketing digital.

Até hoje, o Google usava os cookies para criar o perfil personalizado do usuário como uma forma de rastreio digital dos sites que você vista, dos produtos que você acessa e até o dispositivo usado.

Essa manobra da empresa é uma sinalização a regulamentação de questões de privacidade no mundo. O usuário ficará menos exposto a anúncios indesejados ou que abordem temas sensíveis como raça, gênero e sexualidade. Além de ser uma ferramenta para anúncios dentro do Google Chrome que não terá concorrentes como acontece hoje usando os cookies.

Através de tópicos de assuntos visitados recentemente, o Google irá criar o perfil do usuário para ser anunciado. Por usar apenas os dados das ultimas 3 semanas, esse perfil irá variar com maior agilidade. Se um usuário tiver interesse apenas em Olimpíadas, assim que acabar o evento, logo não terá o perfil de uma pessoa que acompanha esportes no dia-a-dia.

As categorias devem ser mais abrangentes, serão cerca de 350 em que o público deve se encaixar. A ideia é a plataforma entender o público de modo mais geral, sem invadir questões internas de privacidade do usuário. Segundo comunicado do Google, os usuários poderão mexer e alterar os tópicos de interesse aos usuários.

Para o marketing digital o tiro será um pouco menos certeiro, perfis até então gerados como fãs de Wiskey, passarão a ser perfis de pessoas que gostam de bebidas alcoólicas.

A mudança deve ocorrer no inicio de 2023 e apenas na plataforma do Google Chrome, que segundo O Globo, tem uma participação entre 60% a 70% do mercado.

Vocês estão preparados?!


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