Instagram, agora com monetização. Vai dar certo?

Novidade será lançada primeiro para usuários dos Estados Unidos

Depois de muito tempo, finalmente a Meta parece ter entendido que tanto Facebook quanto Instagram são plataformas de conteúdo e não apenas de usuários querem postar fotos e vídeos para ter curtidas e vender alguns anúncios no meio. Para a rede manter-se interessante, é necessário um incentivo para continuarem produzindo textos, vídeos, coreografias e outras tantas maneiras. Sem dúvidas a monetização é o melhor incentivo.

A primeira ferramenta que a Meta vai oferecer será a inscrição em páginas dentro do Instagram, a ideia é criar uma rede paga que terá acesso a um conteúdo exclusivo, o criador de conteúdo terá um público VIP que poderá ter acesso a troca de mensagens com o criador, lives exclusivas e até mesmo postagens e stories.

Mas não é qualquer criador que poderá cobrar por conteúdo, volta a funcionar a regra dos 10k seguidores na rede, que era comum ao “arrasta para cima”, que até pouco tempo atrás liberava links externos para influenciadores. Os valores podem variar entre US$0,99 até R$99,99.

Como por enquanto é uma função nova apenas nos EUA, não sabemos direito como os valores irão funcionar aqui, mas deve ser bastante similar. A vantagem em relação ao Youtube é que este valor será todo do criador, segundo Andrew Hutchinson, que cobriu o Creator Week pela Social Media Today, evento exclusivo da Meta.

Também foi apresentado outras maneiras de monetizar dentro da rede, uma outra ferramenta que será disponibilizada são os “animated gifts”, um tipo de emoji animado dentro dos reels que ajudam a aumentar o engajamento. Segundo o spoiler abaixo são 6 ilustrações que cada uma terá uma quantidade de estrelas e uma terá valor diferente da outra.

Pelo o que podemos prever, o os vídeos terão meta de estrelas que os fãs deverão bater. Isso significa que likes, e outros tipos de engajamento não terão mais tanta importância.

 

NFTs também estão no radar de monetização do Instagram, será possível tanto vender NFTs na rede como criar do zero a partir de ferramentas que estão sendo desenvolvidas. Instagram quer ser o principal hub de vendas dos Non-Fungible Token, para isso tem feito uma série de parcerias com empresas especializadas em blockchain como a Phantom Wallet e a OpenSea.

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