Tendências Tecnológicas de Amy Webb na SXSW

Já há alguns anos está consolidado que para ter o South by Southwest (SXSW), é preciso ter também a palestra com os relatórios de tendências tecnológicas da fundadora da Future Today Institute, a temida Amy Webb, onde todo o glamour do evento e todas as novidades contadas como contos de fadas passam por uma análise de pente fino para os próximos anos de como iria funcionar em um cenário otimista e catastrófico. Sua presença se tornou tão relevante como se fossemos para a Disney sem ver o Mickey.

A palestra começa com uma imagem de uma vaca com luzes estouradas e em PB, é quase impossível enxergar de primeira. Ao revelar onde está a vaca, mostra como nosso cérebro precisa praticar novas percepções sobre o futuro e coisas além do que estamos habituados a ver.

A palestra é dividida em três relatórios de tendências tecnológicas que ela considera importante para prestarmos atenção.

TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS

  1. Inteligência Artificial 

    “Atari Benchmark”: Assim como a IA consegue hoje gerar imagens randômicas de gatinhos em poucos minutos, também está conseguindo tomar decisões complexas e ao mesmo tempo, assim como seres humanos.

    GPT-3: Inteligência Artificial está mudando como nós nos comunicamos, já existem plataformas como GPT-3 que conseguem criar textos de 500 caracteres que tenham começo meio e fim em menos  de 4 segundos.

    Identificação: IA hoje consegue identificar pessoas através de lasers apenas com as informações específicas dos batimentos cardíacos de cada um. Não é mais preciso ler o rosto ou a digital. Também consegue identificar as emoções em tempo real.

    Cenário Otimista em 5 anos (20% de chance):
    – IA vai ajudar a a ter mais tempo em fazer outras tarefas; identificação de pessoas terá restrições ao ar livre; as empresas usariam ferramentas de IA para ajudar as pessoas a melhorarem suas habilidades.

    Cenário Catastrófico em 5 anos (80% de chance):
    – Desinformação está em toda parte, só que a agora em forma de imagens e vídeos feitos em sistemas de IA e ninguém sabe dizer a diferença; suas informações estão sendo vendidas com zero transparência para empresas terceirizadas e o anonimato passa a ser impossível.

  2. METAVERSO

    Segundo a futurista, é um avanço importante, mas assim como NFTs, WEB 3.0, Imóveis digitais e outros tipos de colecionáveis digitais não fazem parte do que está por vir na tendências a longo prazo.Faz parte da Web 3.0, uma tecnologia que permite usar dados seus de modo irrestrito.

    Avatares nossos serão cada vez mais reais e terão diversas versões de nossas personalidades. Teremos Identidades Digitais que podem mudar as informações via Blockchain.

    NFTs: hoje são valiosos por conta de escassez, cada vez mais tem aumentado o número de NFTs para comprar e irá reduzir bem, a Nike pode vender um tênis e dar uma versão NFT de graça.

    Metaverso: quem manda? o que é de quem? O que acontece se alguém comete um crime dentro? Seul, capital da Coreia criou uma prefeitura e delegacias dentro da realidade virtual.

    – Cenário Otimista em 10 anos (30%):
    Paramos de dizer que a Web 3.0 é descentralizada, passamos a confiar em no blockchain, web 3.0 passa a ser mais sobre acessibilidade e confiança de novas pessoas e menos sobre NFTs.

    – Cenário Catastrófico em 10 anos (70%): 
    Marketing digital está perdido, todos os avatares com personalidades diferentes que criamos dão um bug no sistema sobre como atingir melhor o público alvo.
  3. Biologia Sintética

    Computadores e biologia estão se tornando uma coisa só. Engenheiros passam a desenhar novas tecnologias para o corpo humano. Em 10 anos estaremos falando Biologia Sintética como falamos de IA hoje.

    Conseguiremos programar sistemas biológicos como programamos sistemas dentro de um computador. Poderemos imprimir novas moléculas de DNA do zero.

    Isso já está acontecendo: A indústria alimentícia já está trabalhando em algo como frango cultivado, uma maquina que trabalha nas moléculas de um frango e imprime ele para ser alimentado, o que acabaria tornando o consumo de frango mais sustentável. Já é possível comer um frango cultivado em Singapura, a porção de frango custa US$17.

    Genes editados: possibilidade de criar famílias a partir de um individuo ou de mais de 2.

    – Cenários otimista de 2037 (50%):
    Tudo passa a ser geneticamente modificado e isso é algo bom, blockchain é usado para sabe como nossa comida foi feita e por quem, nós comemos muita carne sintética sem agredir o meio ambiente e nem matar nenhum animal. 

    –  Cenário Catastrófico em 2037 (50%)
    Pessoas passam a hackear dados biológico para vender online, passam a pregar pegadinhas com vírus específicos para cada pessoa, algo que faça cair os cabelos ou coisa do tipo. Celebridades são os grandes alvos para pagar resgate em receber antídotos como prevenção.

O objetivo de mostrar as tendências tecnológicas é sempre alertar a grande indústria dos riscos que colocam as pessoas e a sociedade, sempre é possível criar coisas legais mas também com novas tecnologias vem novas responsabilidades. “Vocês criam o futuro com escolhas, cada escolha é uma chance de construirmos um futuro melhor.”


______
Quer entender como podemos evoluir a comunicação do seu negócio?
Entre em contato com a Buzz House.


você pode gostar também

Comentários estão fechados.